Exercícios matinais e café da manhã

Exercícios matinais e café da manhã

Praticar exercício físico de barriga vazia? Melhor repensar. A falta de alimento poderá resultar em desconforto, mal estar, além de redução no estímulo para manter o hábito do treino matinal. Realizar atividade física em jejum é recomendado apenas para atletas de alta performance.

O ideal é tomar o café da manhã duas horas antes de se exercitar. Mas se você é do tipo que sente incômodo, se sente “pesado”, experimente consumir alimentos de fácil digestão e em pequenas porções até 30 minutos. Nessa última opção, pode-se tomar um café da manhã saudável e completo após a atividade física.

Antes do treino: Carboidratos de fácil digestão como batata-doce, tapioca e frutas são ótimas opções. Proteínas: iogurte, peito de peru. Evite gorduras (manteiga, margarina) e fibras que, apesar de saudáveis, deixam aquela sensação de inchaço. Lembre-se: beba bastante água!

Depois do treino: Invista em alimentos ricos em proteínas comoovos (que tal uma omelete?), queijos, iogurtes com baixo teor de gordura e carboidratos.

A quantidade e tipos de alimentos consumidos vão variar de acordo com a prática de atividade física que será realizada.

Alimentos ideais para o café da manhã

Alimentos ideais para o café da manhã

Sabe o que é melhor do que uma refeição saudável? Uma refeição saudável que você goste. Selecionamos alimentos de diferentes grupos para você compor cardápios matinais pra lá de inspiradores. E deixar sua semana (sua vida!) muito mais saborosa.  

Veja o que cada um oferece:

Pão integral: Carboidrato complexo (fonte de energia), possui fibras, vitaminas e minerais, melhora a sensação de saciedade e diminui o tempo de absorção do açúcar da refeição, o que ajuda no controle glicêmico.

Cereais Integrais (aveia, chia, linhaça, granola e quinoa): Ricos em fibras e minerais, auxiliam o funcionamento do intestino, melhoram os níveis de colesterol e aumentam a sensação de saciedade.

Leite e iogurte: Fontes de Cálcio, contribuem para o desenvolvimento do tecido ósseo e prevenção de osteoporose. Há opções sem lactose, sem colesterol e leites vegetais, para intolerantes à lactose, vegetarianos, entre outros.

Queijo: Fonte de Cálcio e proteína. Quanto mais branco, menor o teor de gordura (ricota, minas, cottage) e quanto mais amarelo, mais gorduroso (muçarela, parmesão, prato, cheddar)

Frutas in natura: Ricas em vitaminas, minerais e fibras, podem ser consumidas sozinhas, com produtos lácteos, cereais integrais e na forma de sucos ou shakes.

Ovo: Rico em proteína, como a albumina, que auxilia na manutenção da massa muscular, contém nutrientes essenciais para o nosso corpo. Pode ser consumido quente (deve haver cuidado com a contaminação pela Salmonella), mexido ou em forma de omelete.

Café: Bebida estimulante, promove disposição e energia. É termogênico natural, acelera o metabolismo. Procure consumir sem açúcar.

Os benefícios do café da manhã

Os benefícios do café da manhã

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Começar o dia com uma alimentação saudável é muito importante. É a primeira refeição após o jejum noturno, período entre a última alimentação (jantar ou ceia) e o café da manhã (por isso chamado “desjejum”).

Mesmo durante o sono, nosso organismo continua em atividade, mantém as funções básicas como respiração, circulação sanguínea e batimentos cardíacos. Com isso, nosso corpo gasta energia. Quem já subiu em uma balança à noite e, no dia seguinte se surpreendeu ao perceber que “emagreceu” dormindo?

Quando acordamos, outras funções despertam, o que resulta em uma maior demanda energética. A refeição matinal repõe o que foi gasto durante esse período, além de fornecer nutrientes para realizarmos as atividades diárias de forma produtiva. E mais: diminui a compulsão alimentar no final da tarde e a vontade de comer excessivamente nas refeições. Como foi seu café da manhã hoje?

Outros benefícios:

– Aumenta o desempenho intelectual e a atenção;

– Melhora o metabolismo;

– Equilibra o plano alimentar;

– Colabora para o desenvolvimento infantil;

– Promove hábitos saudáveis;

– Repõe energia e nutrientes;

– Auxilia no controle do peso.