Vivemos com o chocolate uma relação de amor e ódio. Por um lado, é difícil resistir a doçura e riqueza de seu gosto. Por outro, sabemos que comer chocolate em excesso atrapalha a dieta devido ao seu conteúdo calórico e gorduroso. Entretanto, trazemos boas notícias: estudos recentes sugerem que o chocolate contém compostos associados a uma série de benefícios à saúde. Confira a seguir.

Agora, os cientistas estão compreendendo que o chocolate é, na verdade, um alimento bastante complexo e pode ser benéfico à saúde. As vantagens do consumo de chocolate são as seguintes:

Principais Benefício do Chocolate

  • Fonte de antioxidantes: o cacau tem uma grande concentração de flavonoides, que são antioxidantes associados com a redução do risco cardiovascular.

  • Fonte de minerais: o chocolate amargo é rico em minerais como ferro, potássio, zinco e selênio

  • Redução da pressão arterial: estudos indicam que a ingestão diária de cacau e derivados poderia contribuir para a redução da pressão arterial. Isso ocorreria pela ação dos flavonóides, que promovem a vasodilatação.

  • Melhora da cognição: estudos indicam que a ingestão de cacau ou chocolate tem efeito positivo na vascularização do cérebro. Pode contribuir para a performance cognitiva em indivíduos saudáveis.

  • Redução do estresse: a conhecida história de que ingerir chocolate pode melhorar o estresse da TPM faz todo o sentido neurofisiológico. O chocolate contém compostos ativos que aumentam a capacidade do cérebro de se manter alerta, reduzem o estresse, e ainda aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a calma.

Então, estamos livres para nos empanturrar de chocolate? Não é bem assim. É preciso lembrar que os chocolates, especialmente os industrializados, são fontes de muito açúcar e triglicérides. Em excesso, podem resultar em uma alimentação desequilibrada.  Além do mais, uma boa parte dos efeitos benéficos do cacau se deve aos flavonoides, que tem um gosto amargo. Durante o processo de produção de chocolates mais doces, os flavonoides são, em grande parte, eliminados.

O chocolate ao leite tem a vantagem de ter uma maior concentração de cálcio, mas os efeitos benéficos do cacau são perdidos. Já os chocolates meio-amargos e amargos podem apresentar os benefícios listados acima. Também é importante prestar atenção na confiabilidade da marca: produtos de baixa qualidade podem conter metais pesados como cádmio e chumbo.

Qual a quantia de chocolate que posso ingerir por dia?

De modo geral, o recomendado é ingerir diariamente uma pequena quantidade de chocolate com acima de 70% de cacau. É interessante calcular a quantidade de calorias ingeridas para descontar em outra parte da alimentação. Se você é alguém que sente anseio por doces em algum momento do dia, comer chocolate meio amargo pode ser uma opção mais saudável, se comparado a outros doces.

Felizmente, podemos fazer as pazes com nosso amado chocolate. É importante apenas escolher o tipo que realmente traz benefícios para a saúde, o amargo, e ter moderação ao consumi.-lo.

 


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