A Hipertensão Arterial é uma doença tão relevante no Brasil que até ganhou uma data especial: 17 de maio. É a doença crônica mais prevalente entre adultos e idosos, atinge um em cada cinco brasileiros (cerca de 36 milhões de pessoas) e mata quase 50 mil pessoas por ano.

Mais comum entre as mulheres e pessoas com sobrepeso, a conhecida “Pressão Alta” é silenciosa, raramente dá indícios da sua presença e, por isso, é perigosa. Sintomas costumam aparecer apenas quando a pressão está, de fato, muito elevada. Assintomática ou não, pode gerar complicações graves como acidente vascular encefálico (AVC ou derrame cerebral), infarto do miocárdio (ataque cardíaco), aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

O que acontece no organismo

Para entender o que acontece com quem é hipertenso, compare o coração e os vasos sanguíneos com uma mangueira aberta. Se taparmos sua ponta, a água fará com que a pressão interna aumente. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue aos vasos estreitados, a pressão sobe. A pressão alta faz com que o coração precise de um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo.

Procure um médico se você ou alguém que conhece estiver sentindo um ou mais desses sintomas:

• Dores no peito
• Dor de cabeça
• Tonturas
• Zumbido no ouvido
• Fraqueza
• Visão embaçada
• Sangramento nasal

Prevenção: sua melhor aliada

Dentre os “inimigos da saúde”, os maus hábitos ocupam o topo do ranking como uma das principais causas da alta pressão e fator de piora desta e de outras doenças. A boa notícia? É possível modificar este quadro. Para isso, aplicar mudanças no dia a dia é fundamental. Seja você o protagonista da sua saúde:

• Pratique atividade física regularmente;
• Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
• Cuide da sua alimentação, consuma menos gorduras e sal (sódio) nas suas refeições;
• Minimize o estresse na sua rotina;
• Realize consultas, check-ups e exames para medir a pressão sanguínea regularmente, ao menos uma vez por ano.
Controle e tratamento da hipertensão arterial

Mesmo causando graves consequências, apenas a minoria dos hipertensos controla a pressão arterial e faz o tratamento adequadamente. Quando este controle é devidamente realizado e bons hábitos são adotados é possível manter-se realmente bem e evitar complicações. É importante reforçar que o uso de medicações não deve ser iniciado ou interrompido sem orientação médica.

Benefícios filóo

Através do aplicativo da filóo, com o seu login e senha você pode solicitar uma consulta preventiva com valor acessível e realizar exames periódicos com desconto, como o de aumento de pressão arterial, com as vantagens, qualidade e conforto do atendimento particular. As filóos, suas consultoras de saúde, estão disponíveis para esclarecer dúvidas e orientar o melhor caminho para cuidar da sua saúde, respeitando suas possibilidades, disponibilidade e preferências.
Mantenha sua pressão sob controle e tenha uma vida plena e saudável. Se cuidar faz bem.

Clique aqui e conheça Histórias reais Filóo


Warning: Use of undefined constant blog - assumed 'blog' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/filoo/single.php on line 174

Filóo - Todos os direitos reservados