A adoção do Jejum Intermitente (JI) divide opiniões de especialistas. Diferentemente do que costumamos entender como dieta, é considerado uma “prática de alimentação” e consiste em alternar períodos de jejum com períodos de ingestão de alimentos. Popularizou-se por entregar resultados a quem deseja perder peso de forma rápida, sem se basear na diminuição das calorias ingeridas, fazendo com que o corpo utilize os estoques de gordura para equilibrar as necessidades calóricas diárias para o bom funcionamento do organismo.

Como funciona o Jejum Intermitente?

No Jejum Intermitente (JI) você se alimenta normalmente por um período do dia e, no outro período, restringe a alimentação. O consumo de alimentos durante o JI fica restrito a líquidos (água, café, chás) tomados puros, sem qualquer tipo de adoçante.

Nos períodos de alimentação, chamados de “janela alimentar”, a ingestão de alimentos deve ser controlada. Uma grande parcela dos adeptos associam essa prática a uma dieta balanceada rica em proteínas e gorduras, com baixo teor de carboidratos. Já a palavra “jejum”, isoladamente, se relaciona a um período sem consumo de alimentos, por exemplo, durante o sono, quando não há nenhum tipo de ingestão calórica.

Controvérsias

Há quem defenda que o Jejum Intermitente é uma maneira natural de comer e que as refeições programadas como conhecemos atualmente, café da manhã, almoço e jantar, foram criadas pela indústria alimentícia para vender mais (e novos) alimentos como, por exemplo, cereais e a crença de que pela manhã se deve tomar um café reforçado. Antes da industrialização, o padrão de alimentação humano contemplava poucas refeições, baseado em muita proteína, gorduras e pouco carboidrato.

Estudo publicado na revista Nutrition And Healthy Aging (link: https://content.iospress.com/articles/nutrition-and-healthy-aging/nha170036) aponta que a alimentação com jejum de 8 horas produz restrição calórica leve e perda de peso, sem contagem de calorias. Pode também oferecer benefícios clínicos pela redução da pressão arterial.

Outra pesquisa, da Universidade de Cambridge, (link: https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-of-the-nutrition-society/article/energy-restriction-and-the-prevention-of-breast-cancer/4B30994FAFED5130D9B30784C7F3EBE2 ) demonstra que o processo de jejum pode ajudar a evitar o desenvolvimento de câncer de mama em pessoas obesas. Em contrapartida, especialistas sugerem que não há garantias de que o JI seja saudável, há um déficit de informações sobre os impactos no corpo humano quando a prática é seguida em longo prazo.

Segundo departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade São Paulo (ICB- USP), durante uma pesquisa sobre o impacto do jejum no pâncreas, foi observado um aumento dos radicais livres, massa de gordura e tamanho do estômago, bem como um aumento da secreção de insulina, contradizendo as primeiras impressões positivas que fez a prática tão popular.

Há também a fato de possíveis danos irreversíveis serem causado pela prática, pois segundo os dados da USP, o jejum protocolar pode facilitar o aparecimento de algumas doenças e não há nenhum estudo que mostre que, se a prática for interrompida, o organismo consiga se regenerar.

Conclusão

O consenso dos pesquisadores é que não há dieta milagrosa e, quando se inicia um processo de emagrecimento, o equilíbrio é fundamental. Cada organismo responde de uma forma diferente ao plano alimentar e devem ser considerados outros fatores como idade, sexo, grau de obesidade, grau de atividade física e exames de sangue, antes de adotar um plano alimentar, sempre com a ajuda de um profissional qualificado.

Siga-nos ou curta este Post
error0

Não somos um seguro ou plano de saúde

https://www.linkedin.com/company/filoo/Não somos um seguro ou plano de saúde

Termos de uso

Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade
Política de privacidade

Warning: Use of undefined constant blog - assumed 'blog' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/filoo/single.php on line 174

Filóo - Todos os direitos reservados