Como abordamos na matéria “Ferro, essencial à vida”, nosso organismo não produz naturalmente esse mineral, que precisa ser obtido através de alimentos de origem animal (carnes vermelhas e miúdos) e vegetal (frutas, leguminosas, vegetais verde escuro, grãos integrais, entre outros).

Há muitas maneiras de potencializar a absorção de Ferro pelo organismo. A boa notícia? Você mesmo pode cuidar desse assunto, ou seja, zelar pela sua saúde:

– Consuma alimentos ricos em Vitamina C (laranja, caju, goiaba, abacaxi, limão, tangerina, kiwi, tomate, manga, morango, maracujá, caqui, pimentão, acerola, entre outros) e evite, na mesma refeição, fontes de cálcio (iogurte, leite, pudim, queijo) e bebidas ricas em cafeína (café, chá preto e chá mate), que inibem a absorção deste mineral.

– Antes de consumir cereais integrais (arroz) e leguminosas como o feijão, soja, grão de bico, lentilha, deixe-os de molho por 12 horas para diminuir o teor de ácido fítico (descarte a água após esse período), que dificultam a absorção do Ferro.

– Repolho, couve, brócolis, couve-flor e agrião: de preferência, sirva cru, pois perdem Ferro e Vitamina C com o vapor ou água do cozimento. Já o espinafre é o oposto, quando fervido, o Ferro presente fica mais disponível para absorção por conta da liberação do oxalato, composto liberado na água.

– Dê preferência para que o cálcio e café sejam consumidos em maior parte no período da manhã e os alimentos fontes de ferro, no almoço e jantar.

– Troque o café, após o almoço, pelo suco de laranja ou aguarde no mínimo 30 minutos para consumi-lo.

– Cozinhar em panela de ferro aumenta a quantidade de ferro em alimentos com baixo teor desse nutriente, como o arroz.

E lembre-se: caso precise de uma adequação em sua alimentação, procure um nutricionista ou nutrólogo para uma prescrição correta para regular o Ferro no organismo e em sua rotina. Se cuidar faz bem.

Siga-nos ou curta este Post
error0
Termos de uso
Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade

Warning: Use of undefined constant blog - assumed 'blog' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/filoo/single.php on line 174

Filóo - Todos os direitos reservados