No Dia Mundial sem Tabaco, montamos uma linha do tempo para mostrar os benefícios no organismo de um fumante após parar de fumar:

20 minutos – A pulsação, a pressão arterial e a temperatura do corpo voltam ao normal.

8 horas – Há mais oxigenação nas células e, consequentemente, mais energia nos músculos, órgãos e cérebro. A nutrição de pele e cabelo também melhoram.

12 horas – Com o nível de monóxido de carbono normalizado, os batimentos cardíacos e a pressão arterial se estabilizam. O pulmão começa seu processo de limpeza.

24 horas – Diminuem as chances de um ataque cardíaco. Lave o cabelo e o odor não volta. A transpiração também deixa de exalar cigarro.

48 horas – Livre da nicotina, da fumaça e do monóxido de carbono, paladar e olfato ficam mais sensíveis e você começa a sentir melhor aromas e sabores.

3 dias a 1 semana – Os brônquios, agora normalizados, começam a produzir muco para hidratar e proteger as vias aéreas (os cílios e flagelos recuperam suas funções). Apesar do desconforto, é um ponto positivo: haverá tosse e expectoração, é seu organismo se cuidando. A salivação aumenta.

2 semanas a 3 meses – Ao se exercitar, você sentirá um ganho no desempenho: seu fôlego aumenta com a melhora da capacidade pulmonar e os seios da face limpos: respirar se torna (bem) mais fácil. Sua circulação e pressão arterial melhoram.

3 a 9 meses – A tosse e o pigarro desaparecem. Diminui o risco de pneumonia.

1 ano – 2 anos – Cai pela metade o risco de doenças cardíacas. Bronquite e bronquiolite (inflamações das vias aéreas) começam a ser totalmente revertidas a partir de 2 anos sem fumar.

5 anos – Diminui 50% a taxa de mortalidade por câncer de pulmão para alguém que consumia um maço por dia. Em mulheres, a chance de desenvolver câncer de útero, sofrer um derrame ou desenvolver diabetes são as mesmas de quem nunca fumou.

10 anos – Entre cinco e dez anos sem fumar, reduz o risco de cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago, bexiga, rim e pâncreas. A chance de ter um AVC (acidente vascular cerebral) se equipara a de não fumantes.

15 anos – Parabéns! Seu organismo finalmente está limpo das 4700 substâncias tóxicas contidas no cigarro. Você equiparou as chances de ter problemas cardíacos a quem nunca fumou. Seu coração não morre mais de amores pelo cigarro e, esperamos, nem você!

Sim, para colher esses BONS frutos, por causa da dependência você terá que enfrentar momentos de dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, aumento do apetite, dificuldade de concentração, insônia, fissura, tristeza, tontura, tosse e pigarro.

As primeiras 24h são as mais difíceis. A boa notícia? Os sintomas da abstinência são passageiros e cada vez menos frequentes. Quanto mais tempo resistir, mais fácil ficará.

Vamos lá, você consegue!

Siga-nos ou curta este Post
error0
Termos de uso
Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade

Warning: Use of undefined constant blog - assumed 'blog' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/filoo/single.php on line 174

Filóo - Todos os direitos reservados