Você já parou para pensar que a forma como você gerencia o seu tempo impacta na sua saúde? Isso mesmo! Quando você tem uma rotina desorganizada, parece que está sempre correndo atrás dos minutos e eles nunca são suficientes para zerar sua agenda. Se mal consegue dar conta das obrigações, como arranjar um momento pra fazer exercícios, comer com calma, ler um livro, relaxar? As horas lhe atropelam, à noite você é pura exaustão. E no dia seguinte, para o seu desespero, tem mais.

Estresse, irritação, distúrbios do sono, desequilíbrio imunológico são apenas algumas reações do seu corpo implorando por mais cuidado e atenção. Além disso, inúmeras são as doenças que podem derivar de uma rotina desregrada e estafante. Quando a sua vida parece uma esteira onde você corre, corre e não sai do lugar, é preciso puxar o freio de mão e repensar. Olhar para si, para o seu modo de fazer as coisas. O que poderia ser diferente?

Nem sempre excesso de trabalho é sinônimo de produtividade. Aliás, é bem provável que seja fruto da falta de foco. Por isso, aumentando sua concentração, a sua produtividade cresce e você consegue render mais. A mesma tarefa que levaria uma hora inteira, leva a metade do tempo. O que você faz com a outra metade? O que quiser!

Gerencie seu tempo
Em 1992, Francesco Cirillo, hoje proprietário de uma consultoria de Produtividade em Berlin, divulgou o método Pomodoro de gerenciamento de tempo. O nome peculiar se deve ao apetrecho escolhido por Cirillo para cronometrar os intervalos: um alarme gastronômico em forma de tomate.

De lá pra cá, o método já foi usado por mais de dois milhões de pessoas, e consiste em fragmentar o tempo de forma que você trabalhe 25 minutos com concentração total e folgue 5 minutos (quando poderá responder e-mails, checar suas mensagens, fazer ligações, tomar água, se alongar, etc). A cada duas horas, você pausa 15 minutos para oxigenar o cérebro.

Os períodos de 25 minutos foram apelidados “pomodoros”. Se você estuda para concurso, por exemplo, e precisa ler um longo capítulo de uma apostila, pode usar 2 ou 3 “pomodoros” para cumprir sua missão. Assim consegue perceber quanto tempo vai levar para terminar todo conteúdo. E se programar melhor.

A técnica, que pode ser aplicada para estudo, trabalho ou mesmo para tarefas domésticas, diminui a ansiedade, aumenta a concentração, evita interrupções, organiza as ideias, estabelece metas, ajuda a visualizar seus avanços e, de quebra, descobre seus pontos fracos no quesito distração. Bacana, não? Faça a sua lista de tarefas do dia e mãos à obra!

Confira outras dicas da filóo para aumentar o foco e otimizar seu tempo:
– Desative as notificações (de mensagens e de redes sociais) do seu celular, talvez você não perceba, mas elas desviam seu foco e fazem você perder, no somatório geral dos minutos de distrações, muito tempo para voltar a se concentrar.

– Fragmente seus estudos, metas ou tarefas em pedaços menores, assim você consegue cumpri-los e, pouco a pouco, com constância, completa seus objetivos.

– Se tudo é prioridade, nada é prioridade. Pense nisso. E leia a dica a seguir.

– Já ouviu falar da Matriz de Eisenhower? Divida uma folha de papel em quatro partes iguais, e em cada quadrante distribua as tarefas do dia entre o que é importante (gera resultados) e urgente (prazo curto). Ela ajuda a ter clareza das suas prioridades e não perder tempo com o que atrapalha você de alcançar seus objetivos:

QUADRANTE 1: Importante e urgente – FAÇA AGORA
QUADRANTE 2: Importante, mas não urgente – AGENDE
QUADRANTE 3: Não importante, mas urgente – DELEGUE
QUADRANTE 4: Não importante e não urgente – ELIMINE

– Faça primeiro o mais difícil. A gente sabe, a tendência é deixar por último o que dá mais trabalho e não é agradável. No entanto, o risco é ficar procrastinando infinitamente a tarefa até o prazo estourar, o que consome muita energia mental e emocional. E faz você perder tempo pensando em como deve, mas não está com vontade de resolver. Economize-se.

O tempo é a única coisa que você não pode economizar para usar depois. Porque ele passa. Mas, sim, é possível adiantar e otimizar tarefas de forma que sobre um espaço no seu dia para você se cuidar. Dá até para marcar aquele check-up médico que você vem adiando. Experimente. Gerencie melhor seu tempo, mantenha o aplicativo da filóo por perto e seja bem-vindo a um novo ciclo de saúde e prosperidade.

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