Na longa árvore genealógica da qual somos frutos, todos nós temos avós. Deles herdamos os valores familiares, as tradições e os trejeitos, o sabor das receitas revestidas de amor. Com eles compartilhamos afetos, risos, lágrimas. Ganhamos colo e band-aid. Beijos e a certeza de que “já vai sarar”.

Sábios aprendizes, avós são guardiões das velhas ideias e testemunhas do progresso da humanidade. Da continuidade da espécie. Felizes os que têm avós para deles ouvir histórias do passado, esse importante resgate do que fomos, lá no princípio, e para a construção das nossas memórias da infância. E do que seremos no futuro.

Parceiros para os pais na criação dos filhos, cúmplices dos netos em seus quereres, avós são porto-seguro, casa cheia, almoço aos domingos, peru de Natal. Em volta deles as famílias se unem e reúnem. Por causa deles, todos estamos aqui.


O futuro é idoso

Neste Dia dos Avós, que tal um olhar carinhoso para os nossos idosos, que já são grande parte da população? De 2012 pra cá, o número de brasileiros com 60 anos ou mais aumentou em 4,8 milhões, chegando a 30,2 milhões em 2017, um crescimento de 18%, segundo o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção é que, em 2060, haverá mais idosos do que jovens no Brasil. Quantos de nós seremos eles?

É importante ter em mente que um idoso pode ter sua independência restringida por algum motivo de saúde ou dificuldade de locomoção, mas sua autonomia deve ser respeitada. Proporcionar facilitadores para as suas atividades diárias é demonstrar consideração e respeito por estes que tantos nos deram e nos dão.

Veja como você pode contribuir para a qualidade de vida de um ente querido idoso:

Banheiro (amplo) – Muita atenção ao piso molhado. Invista em bons tapetes de borracha antiderrapante. Instale barras de apoio no chuveiro e ao lado do vaso para que o idoso não se apoie em superfícies instáveis, o que pode provocar quedas. Há assentos dobráveis que ficam fixados na parede e não ocupam espaço, uma ótima alternativa para ajudar no banho e na troca de roupa. E modelos removíveis para elevar o vaso sanitário, atenuando o esforço para sentar e levantar. Evite banheiras.

Quarto – Adapte a altura da cama e do colchão (firme) ao idoso, isso facilita sentar e levantar. Em alguns casos, é recomendável grade ao lado da cama para evitar quedas noturnas. A mesinha de cabeceira deve facilitar o acesso a remédios e ao telefone e campainha de emergência, por exemplo. Instale puxadores de alça nas gavetas da cômoda e dos armários. Evite tapetes soltos ao lado da cama.

Corredor – Deve ser bem iluminado, de preferência com sensores de presença que acendem a luz automaticamente e/ou um interruptor de fácil acesso. Atenção: sem tapetes!

Sala – Opte por sofás mais altos, e que não sejam muito fofos, onde a pessoa afunde. O mesmo vale para poltronas e cadeiras, que preferencialmente devem ter braços para apoio.

Cozinha – Bancadas na altura dos olhos facilitam encontrar e manipular os utensílios domésticos. Fogão por indução e sensores de fumaça são bons investimentos e ajudam na prevenção de queimaduras e incêndios. Já para dar aquela forcinha à memória, que tal etiquetar os armários e gavetas indicando o que há em cada compartimento?

Escadarias – Iluminação frontal é crime, o idoso fica cego momentaneamente e não enxerga os degraus, que devem ser uniformes em altura e tamanho e sinalizados com uma faixa colorida para fácil identificação. Corrimão de ambos os lados de fácil alcance e bem fixo é essencial.

Dica para a casa toda – Manter o caminho livre de tapetinhos ou carpetes com dobras expostas, fios e tacos soltos, objetos espalhados (ex, brinquedos), móveis ou bancos baixos de com quina, bicicletinhas de criança, vasos de plantas, entre outros. Evite maçanetas redondas nas portas. Se houver jardim ou quintal, remova galhos, pedras e entulho, mantendo o local limpo. Se possível, opte por ampliar passagens e o vão das portas. Rampas de acesso também são bem-vindas.

Para orientações sobre cuidados de saúde, entre em contato com as consultoras da filóo. Elas estão à disposição para tirar dúvidas e ajudar você a encontrar exames e medicamentos com descontos, e marcar consultas através do seu aplicativo filóo.

Gostou? Compartilhe!

Siga-nos ou curta este Post
error0

Não somos um seguro ou plano de saúde

https://www.linkedin.com/company/filoo/Não somos um seguro ou plano de saúde

Termos de uso

Política de privacidade

Termos de uso

Política de privacidade
Política de privacidade

Warning: Use of undefined constant blog - assumed 'blog' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/filoo/single.php on line 174

Filóo - Todos os direitos reservados