imagem de um garfo em direção a uma tigela com folhas verdes, tomatinho, palmito e milho, indicando uma alimentação saudável

Através da alimentação saudável para emagrecer podemos garantir os nutrientes que o corpo precisa para se manter em equilíbrio.

Sabe-se que o excesso de peso, não só como padrão estético, pode afetar a saúde contribuindo para o desenvolvimento de doenças. Entre elas, temos os diabetes, problemas cardíacos tanto quanto um aumento de lesões acarretando dores nas costas, nos joelhos em decorrência do sobrepeso.

Se você está acima do peso e deseja entrar em forma de maneira sadia, aqui estão algumas preciosas dicas de alimentação saudável para emagrecer. Atitudes simples para que sua dieta ajude a perder peso e manter a saúde:

 

Dicas de alimentação saudável para emagrecer

  1. Evite alimentos industrializados

Alimentos prontos para ser consumidos, normalmente possuem uma série de ingredientes  para aumentar a durabilidade do produto. Entre eles está o sódio que consumido em excesso pode acarretar inchaço do organismo.

  1. Aumente a ingestão de água

São só 2 litros por dia para garantir a hidratação do corpo. Água é fundamental não só para o processo de emagrecimento, mas para que o corpo trabalhe em  equilíbrio. A água ajuda o processo de filtragem fazendo com que o organismo elimine as toxinas.

  1. Cozinhe seu próprio alimento

Uma das melhores formas de controlar a alimentação é preparando a sua própria refeição. Quando você cozinha, além de ser um momento prazeroso, dá para dosar adequadamente os ingredientes evitando os excessos e garantindo mais consciência sobre os alimentos que está ingerindo

  1. Dê preferência a frutas e vegetais

Em geral, as frutas e os vegetais possuem baixas calorias e muitas fibras, uma combinação perfeita para manter o seu corpo saciado por mais tempo. Além de garantir os nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam a perda de peso mais saudável.

  1. Evite bebidas adoçadas

Bebidas açucaradas são como uma bomba para atrapalhar a dieta. Um simples copo de refrigerante é rico em açúcar. Além de aumentar o pico de insulina fazendo com que o corpo armazene as energias em forma de gordura, o que afeta diretamente quem está em processo de perda de peso.

  1. Abuse das saladas

Pode encher o prato. As folhas verdes no geral tem poucas calorias e estão cheias de vitaminas e sais minerais e fibras. Mas atenção: prefira temperos naturais, como sal, limão e azeite e evite ao máximo molhos a base de creme de leite e industrializados.

  1. Substitua a farinha de trigo

Em vez de escolher a forma refinada, a conhecida farinha branca, dê preferência à farinha na sua forma integral. Por ser um carboidrato complexo, a farinha integral traz mais saciedade. Com isso, ajuda a queimar mais calorias e é ideal para a manutenção (ou até perda) do peso.

  1. Atenção ao tamanho das porções de alimentos

Um erro muito comum, não só cometido por quem está de dieta, é acreditar que se o alimento é saudável o consumo está liberado. O controle das porções é tão importante quanto a escolha do alimento em si.   

  1. Evite o excesso de cafeína

Não precisa se preocupar, você não precisa abrir mão do cafezinho de todos os dias para emagrecer. A cafeína é considerada um estimulante do metabolismo e um supressor do apetite. Entretanto, a ingestão de grandes quantidades de café pode interferir no sono, afetando as horas de  descanso. Tão importante como manter o corpo ativo, descansar também é ideal para que o corpo se recupere em harmonia.

  1. Tenha consciência do que seu corpo está pedindo

Aprenda a “ouvir” o seu corpo. Quando ele está em processo de emagrecimento o corpo dá sinais da falta ou do excesso de vitaminas, sais minerais e água. Fique atento aos pedidos de socorro que o corpo dá. Pele, cabelos e unhas refletem a forma como o corpo é tratado.

Pele seca pode ser um sinal de desidratação, então confirme se você está consumindo água o suficiente para mantê-la hidratada. Se as suas unhas estão quebradiças ou os cabelos começaram a cair sem outro motivo aparente, há a possibilidade de seu corpo estar precisando de mais vitaminas.

 

Seguindo essas dicas de alimentação saudável para emagrecer, onde uma dieta equilibrada é aliada à prática de exercícios, fica mais fácil passar pelo processo de perda de peso, além de manter o corpo sadio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *