na areia de uma praia estão enfileirados um coco com canudinho, um chinelo de dedo, óculos escuros azuis, filtro solar de embalagem amarela, uma bolsa de pratia e um chapéu branco

O verão é uma das estações mais esperadas do ano pela maior parte dos brasileiros, principalmente por coincidir com as férias, isso poderá resultar em abuso alimentar, exposição solar excessiva, desidratação entre outros problemas que são prejudiciais ao nosso corpo e mente. Para isso, separamos algumas dicas de saúde para o verão essenciais para você se atentar. Confira os tópicos a seguir:

 

Insolação

Ocorre quando há uma exposição excessiva ao sol e/ou ao calor intenso. Os sintomas são: dor de cabeça, tontura, elevação da temperatura, tontura e náusea e pode levar até ao coma e morte. Em casos leves, utilize compressa fria nas regiões da cabeça, pescoço, axilas e virilhas; também é recomendado banho de imersão em água fria. Em casos mais graves, a indicação é buscar um atendimento emergencial.

 

Desidratação

Também é resultado da exposição exagerada ao sol e ao calor, a pessoa poderá apresentar diarreia e vômito. A recomendação é procurar atendimento médico, para que possa receber soro endovenoso e recuperar a hidratação do organismo. Para evitar a desidratação consuma muito líquido e frutas, por conter alto teor de água em sua composição.

 

Micose

Infecção gerada por fungos, que se instalam no corpo por conta da umidade da pele, principalmente em locais como axilas e entre os dedos dos pés. Suas características são coceira, vermelhidão na região, com prurido e descamação local e podem resultar em feridas. O tratamento abrange aplicação de antimicótico tópico e se necessário, medicação oral.

 

Diarreia e vômitos

Episódios com vômitos, náuseas e diarreia, poderão gerar desidratação, por isso evite consumir alimentos em locais duvidosos, sem conservação adequada, pois poderá haver contaminação da água e alimentos ingeridos, principalmente quando consumidos crus.

 

Câncer de pele

A exposição solar sem proteção pode ocasionar aumento na probabilidade de desenvolvimento do câncer de pele. O uso de protetor solar poderá evitar o seu aparecimento. O uso de chapéus, roupas de tecido leve e cores claras, guarda-sol, bonés e óculos escuros também contribuem para a proteção. Caso verifique alguma alteração em sua pele ou pintas, procure um dermatologista o quanto antes.

 

Queimaduras

Ocorrem pela falta de proteção associada à exposição solar de forma exagerada, principalmente, entre os horários em que a intensidade dos raios solares é elevada, no intervalo das 10 às 16h. As principais características são vermelhidão na pele e ardência. Lembre-se que múltiplas queimaduras elevam as chances de desenvolvimento de câncer de pele.

 

Bicho geográfico

Doença parasitária em que a contaminação se dá pela penetração, em geral, por meio dos pés, ao caminhar descalço em locais que possam ter fezes de animais contaminados (como na areia da praia). Tem como características marcas em formas de traço, por onde o parasita se movimenta, vermelhidão, coceira e bolhas. O tratamento poderá ser tratado com pomada de uso local e medicamento via oral.

 

Inchaço

Pode ser proveniente do acúmulo de sódio e líquidos. Muito frequente no verão, o edema é notado, principalmente, nas mãos e pés, como quando o sapato aperta, o anel fica preso ao dedo. O tratamento pode ser aumentar a ingestão de água, massagens locais, realizar atividade física, uso de meias específicas, elevar as pernas, porém, deverá procurar um médico para saber qual dessas opções é a mais recomendada para o seu caso.

 

Pontos de Atenção da Saúde durante o verão

No verão, há alguns pontos de atenção os quais devemos observar, para nos mantermos saudáveis durante todo o verão:

  • Hidratação: neste caso, a regra é uma só “beba muita água”! O controle térmico do nosso organismo é por meio da transpiração. No verão, nosso corpo perde muito líquido. Pode-se mesclar com sucos naturais, água de coco, águas aromatizadas/saborizadas, chás e frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi, laranja, uva e coco verde. Quando nosso corpo está hidratado, evitamos quedas de pressão arterial e todas os outros sintomas provenientes da desidratação
  • Protetor solar: esse produto, deverá ser utilizado abundantemente no verão e também em outras estações do ano, pois ele protege contra os raios UVA e UVB, que auxilia na prevenção de câncer de pele e manchas.

 

Você sabia?

Proteção Solar

Você sabia que o FPS que vem descrito no protetor solar protege apenas contra os raios solares UVB?

Para escolher melhor o seu protetor solar atente-se:

  • Procure a informação sobre prevenção contra raios UVA e UVB;
  • Para tons de pele pardo, o fator de proteção 30, poderá auxiliar, já para peles claras o ideal é fator acima de 50;
  • Utilize um produto à prova d’água, caso for frequentar praia ou piscinas;
  • Passe cerca de 30 antes da exposição ao sol e após sair da água.

 

Consumo de comidas de praia

Devido ao calor, muitos alimentos podem estragar por conta de uma refrigeração ineficiente ou inexistente. Além disso, fique atento à higiene dos alimentos, pois a contaminação é elevada nessa época.

 

Prática de exercícios físicos

É recomendável que a prática regular de atividade física se mantenha também durante o verão, principalmente para evitar inchaços. Porém, o cuidado deve ampliado para o horário em que irá realizá-lo. Os horários deverão ser mais restritos para evitar a exposição solar excessiva, quando realizado ao ar livre. Por conta do calor dessa estação do ano, a intensidade do exercício deverá ser reavaliada a fim de evitar mal estar físico.

 

Higiene

Nessa época do ano, a transpiração aumenta, o que estimula a proliferação de fungos e bactérias

 

Alimentação

Procure alimentar-se com três refeições grandes ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar) e sempre que possível, insira lanches intermediários leves, pois com o calor nosso apetite tende a diminuir.

Mantenha o foco em alimentos leves como frutas e verduras, pela facilidade de digestão e de hidratação, além de possuir muitas vitaminas e minerais, para que sua saúde fique em dia.

Alimentos gordurosos e pesados normalmente não são bem aceitos pelo corpo no calor.

 

Ar condicionado e ventilador

Caso não haja a higienização correta destes equipamentos, poderá ocorrer a proliferação de algumas doenças, relacionadas à poeira, ácaros, ressecamento da garganta e nariz. Se o ambiente também estiver com pouca umidade, no caso de crianças e idosos, poderá haver até desidratação.

Outro fator importante é que a temperatura do ar condicionado poderá ocasionar um choque térmico ao entrar em contato novamente com o calor da rua.

 

Consumo de bebidas alcoólicas

Algumas bebidas como a cerveja, são diuréticas, o que irá elevar a eliminação de líquidos pela urina. Isso pode ser prejudicial ao organismo se não for consumida concomitantemente com água mineral. Além disso, o hábito de consumir bebidas alcoólicas está, normalmente, associado à ingestão de alimentos muito salgados. Esse combo poderá resultar em inchaço, desconfortos e sobrecarregar alguns órgãos como os rins e fígado.

 

Dormir no Sol

Isso deve ser evitado por várias razões, dentre elas estão a desidratação (que poderá resultar em queda de pressão, tonturas, desmaios, entre outros), queimaduras, insolação.

 

10 Dicas de Saúde para o Verão Essenciais

Para te auxiliar a curtir o verão de uma forma saudável, seguem dez dicas que vão te mostrar como pode ser simples manter os cuidados:

  1. Sempre tenha por perto uma garrafa de água: isso facilitará o consumo de água ao longo do dia. Não espere sentir sede para tomar água, pois a sede é um sinal de desidratação
  2. Evite exposição ao sol entre das 10 hrs às 16 hrs: esse cuidado simples poderá prevenir o desenvolvimento do câncer de pele e queimaduras
  3. Na praia, dê preferência em levar frutas: alimentos como banana, pera, maçã, ameixa, que são de fácil manuseio, a fim de evitar ingerir alimentos de origem duvidosa
  4. Se for consumir bebida alcoólica, intercale com água ou água de coco. E sempre com moderação!
  5. Para melhorar o bronzeado e a hidratação de sua pele, há alguns alimentos que são importantes consumir, como: cenoura, manga, tomate, abacate mamão, morangos, açaí, acerola, couve, pepino, laranja
  6. Lembre-se de passar protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada duas horas ou após sair da água. Além disso, passe também em áreas como os pés e orelhas para que a proteção esteja completa.
  7. Se for necessário utilizar repelente, procure produtos isentos da substância deet: essa substância reduz a ação do protetor
  8. Quando for utilizar ventilador coloque-o no chão e direcione o vento para cima: dessa forma irá evitar com que todo ácaro e poeira do ambiente circule, de forma a prevenir crises alérgicas
  9. Mantenha o ambiente ventilado: isso irá facilitar a circulação de ar e irá evitar a propagação de vírus e bactérias
  10. Para deitar na areia da praia, utilize cangas ou toalhas e ande sempre com chinelo, para evitar o contágio de algumas doenças citadas anteriormente
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *