Fita azul símbolo da campanha de conscientização sobre câncer de próstata e saúde masculina no chamado novembro azul

Voltada aos homens de todo o país, a campanha Novembro Azul tem como propósito principal a conscientização sobre o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e pode atingir indivíduos de qualquer idade, especialmente após os 45 anos.

 

Desvendando o câncer de próstata

Este tipo de câncer é caracterizado pelo crescimento anormal e desordenado de células, que formam um tumor na região da próstata, uma pequena glândula masculina localizada próximo à bexiga e ao reto (uma porção do intestino).

O número de diagnósticos da doença vem aumentando e, para 2018, estima-se a descoberta de 68.220 novos casos que, apenas no ano passado, causou 14.484 óbitos.

Pode causar sintomas urinários (dor, aumento do número de micções ou dificuldade para urinar), que por vezes são deixados de lado quando não causam incômodo excessivo, apesar de serem um importante alerta para a necessidade da busca de ajuda médica. Deste modo, melhor do que aguardar desconfortos e problemas acontecerem, procure realizar consultas de rotina.

 

Você sabia?

A próstata também pode aumentar de tamanho (hiperplasia) em algum momento, mas isto nem sempre significa a presença de doença maligna. Para realizar o diagnóstico diferencial é fundamental passar por uma avaliação periódica.

Segundo o Ministério da Saúde, 31% da população masculina não têm o hábito de fazer acompanhamento médico. Já as mulheres, procuram se cuidar mais. Logo, a conscientização proposta pelo Novembro Azul é extremamente importante.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE, 78% das mulheres se consultam pelo menos uma vez ao ano. Fatores como este fazem com que as mulheres vivam 7,2 anos a mais do que os homens.

 

Faça o exame durante o Novembro Azul

Através do nosso aplicativo você pode solicitar sua consulta preventiva ao câncer de próstata com valor acessível e realizar seus exames periódicos com desconto, sem se privar das vantagens, qualidade e conforto do atendimento particular. Lembre-se, o Novembro Azul é um momento de conscientização e, se você não está em dias com o seus exames, talvez esse seja o melhor momento!

As filóos, suas consultoras de saúde, estão disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orientar o melhor caminho para cuidar da sua saúde, respeitando suas possibilidades, disponibilidade e preferências.

 

Referências:
http://www2.inca.gov.br/
http://bvsms.saude.gov.br/
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/cedeps/?p=245413
http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/homepage/acesso-rapido/arquivo-de-noticias/2013/fevereiro/exame-precoce-pode-diminuir-taxa-de-mortalidade-do-homem
http://www.saude.mg.gov.br/fornecimento-de-medicamentos/page/1662-saude-do-homem-2017
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *