Outubro Rosa

O acesso à informação nos ajuda a compreender, combater e prevenir diversas ameaças à nossa saúde. Com frequência ouvimos falar sobre doenças, não é mesmo?
De fato, entender sobre elas é o primeiro passo para estarmos atentos aos seus riscos e sinais. E mais importante do que isso, é saber o que podemos fazer desde já para evitar ou diminuir a probabilidade de desenvolvê-las.

Pensando nisso, a Filóo traz neste mês informações sobre uma campanha nacional de grande importância e destaque, o Outubro Rosa, que tem como propósito a conscientização sobre o câncer de mama.

Por que devemos falar sobre o câncer de mama?

O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento anormal e desordenado de células, que formam um tumor na região mamária, podendo se espalhar para outros locais do corpo ou não.

Atualmente é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a 28% dos casos diagnosticados anualmente. Para o ano de 2018, estima-se o surgimento de 59.700 novos casos da doença no Brasil.

Há aumento do risco de desenvolver a doença em mulheres após os 50 anos.

Aproximadamente 1% dos casos diagnosticados está na população masculina.

Podendo evoluir de forma rápida ou lenta. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a resposta ao tratamento e maior será a possibilidade de cura. Tanto a avaliação diagnóstica quanto o tratamento podem ser feitos pela rede pública de saúde.

Previna-se:

Mantenha bons hábitos: A alimentação saudável associada à prática de atividade física pode reduzir em até 28% a probabilidade de desenvolver o câncer de mama, contribuindo também com o controle do peso corporal. É recomendável evitar fumar e consumir bebida alcoólica.

Cuide da sua saúde: Faça consultas e exames preventivos regularmente. Para as mulheres de 50 a 69 anos também é recomendável a realização mamografia conforme solicitação médica.

 Lembre-se:

Através do nosso APP você pode solicitar sua consulta preventiva com valor acessível e realizar seus exames periódicos com desconto, sem se privar das vantagens, qualidade e conforto do atendimento particular.

As filóos, suas consultoras de saúde, estão disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orientar o melhor caminho para cuidar da sua saúde, respeitando suas possibilidades, disponibilidade e preferências.

Referências:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp

cancer_mama_preciso_falar_disso.pdf

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *