mulher com um lenço laranja na cabeça está sorrindo mostrando a sua vitória na luta contra o câncer

Em algum momento já recebemos uma notícia ou ouvimos falar sobre alguém com esse diagnóstico. Não é à toa que esse é um assunto temido por todos.

Mesmo com tantos tratamentos novos surgindo a cada dia, a melhor solução continua sendo a prevenção. Simples mudanças nos hábitos podem evitar o surgimento de muitos casos.

Alimente-se bem

Adote uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Evite o consumo de alimentos industrializados e bebidas adoçadas. O ideal é que as refeições sejam saborosas e proporcione momentos de prazer.

 

Evite fumar

Muitos cânceres teriam baixa incidência se não fosse o tabagismo, principalmente os de pulmão, laringe, faringe e esôfago. E ainda, acelera o envelhecimento da pele, deixando com aparência opaca e desnutrida.

Ao fumar, muitas substâncias tóxicas são liberadas no ambiente sendo inaladas por fumantes e até por quem não fuma. Tente parar de fumar, o ambiente e quem está nele, agradece.

 

Pratique atividades físicas

Sabe-se que o sedentarismo pode trazer com ele doenças como a hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, aumento do colesterol, infarto e também um diagnóstico de câncer.

Dance, corra, caminhe, faça luta, musculação, experimente alguma modalidade que você curta, troque o elevador por escadas, tudo vale para se movimentar. Faça a atividade virar momentos divertidos.

 

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

O consumo do álcool em excesso, pode trazer muitos estragos, como problemas no fígado e no coração. E o pior, se combinar álcool com tabaco, aumenta a possibilidade de surgimento da doença, o melhor é evita-lo.

 

Mantenha o peso do corpo adequado

Manter o peso ideal é muito importante, grande parte dos casos de cânceres podem ser evitados com alimentação saudável, praticando algum exercício e mantendo o peso adequado.

 

Vacinação

Crianças de 9 a 14 devem ser vacinados contra o HPV, principal causa de câncer de colo uterino.

 

Exames preventivos

As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero. A mamografia deve ser realizada por mulheres entre 50 a 69 anos.

Para homens e mulheres a partir de 50 anos, está indicado exames para prevenção de câncer de intestino.

 

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h

Use sempre proteção como chapéu, camisetas e protetor solar.

 

Crie o hábito de realizar consultas e exames preventivos.

Simples mudanças podem evitar este diagnóstico, previna-se e tenha a qualidade de vida que você merece!!!

 

Referências:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/habitos-saudaveis-previnem-o-cancer/21607
https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *