em um corredor de hospital um médico está encostado em uma parede segurando um estetoscópio com ícones que referenciam os serviços de saúde pública

Você sabe diferenciar os Serviços de Saúde Pública e quando deve procurá-los?

 

Aposto que você já ouviu falar em UBS, PSF e UPA. Estas e outras siglas representam alguns dos serviços de saúde gratuitos disponibilizados pelo SUS. Mas você sabe a diferença entre eles e em qual momento deve procurá-los?

Vamos explicar qual a utilidade de cada um desses serviços de saúde pública, assim você saberá como fazer melhor uso, além de conseguir ajudar outras pessoas a utilizá-los corretamente também.

 

UBS – Unidade Básica de Saúde

Popularmente conhecida como posto de saúde, é composta por equipe multidisciplinar que presta atendimento com hora marcada a crianças, adultos e idosos. A UBS pode ser composta por equipes da Estratégia de Saúde de Família (ESF) ou Equipes de Atenção Básica (EAB).

As UBS com ESF são serviços compostos por equipes multiprofissionais com médico saúde da família, enfermeiro saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

As UBS com EAB são serviços compostos por equipes de atenção básica com médicos de especialidades de clínicas básicas (clínicos gerais, pediatras, ginecologistas), equipe de enfermagem e de saúde bucal.

Fornece acesso a consultas, pré-natal, inalações, injeções, curativos, vacinas e coleta de exames laboratoriais (como o Papanicolaou, por exemplo), tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicamentos e insumos.

Quando procurar: Para acompanhamento de saúde de crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos; pré-natal, controle de diabetes e hipertensão e outras doenças como tuberculose.

Dica: Algumas unidades disponibilizam o atendimento odontológico e possibilidade de participação em atividades diferenciadas como práticas corporais, meditativas e de exercícios físicos.

 

ESF – Estratégia Saúde da Família / PSF – Programa Saúde da Família

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia Saúde da Família”, por não se tratar mais apenas de um “programa”.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. O modelo da ESF busca aproximar a unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários e a continuidade do cuidado.

Cada equipe de ESF é composta por médico, enfermeiro, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

Com a ajuda de agentes comunitários de saúde, atua com promoção de saúde e prevenção de doenças, prestando atendimento dentro de uma área geograficamente delimitada.

Quando procurar: está diretamente ligado a UBS próxima de sua residência, caso tenha alguém que não tenha condições de sair de casa (acamado), busque orientação da unidade de saúde para receber o suporte e o acompanhamento dos seus profissionais de saúde.

 

AMA – Assistência Médica Ambulatorial

A equipe de atendimento deste tipo de serviço é composta por médicos nas especialidades básicas e enfermeiros. Diferente da UBS, não requer agendamento prévio para ter acesso ao atendimento. É voltada para indivíduos que necessitam de assistência imediata, mas de baixa e média complexidade ou compatível com atenção básica.

Se necessário, realiza glicemia capilar, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, radiografia simples, curativos, inalação, suturas, retirada de pontos e aplicação de medicações.

Após o atendimento, se necessário, o paciente é encaminhado para continuar o acompanhamento médico na UBS de referência.

O funcionamento é de segunda a sábado das 07h00 às 19h00, mas algumas unidades podem funcionar 24 horas.

Algumas unidades de AMA podem estar no mesmo espaço de uma UBS, sendo denominada AMA/UBS Integrada.

Quando procurar: Caso apresente pequenos machucados, febre, alergia, pressão alta, gripe, dor de ouvido e garganta, infecção urinária, tosse, retirada de pontos, etc.

 

AMA- E (AMA Especialidades)

Oferece atendimento médico especializado em Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Urologia e Vascular e exames específicos nessas áreas, como eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial ( MAPA ), ecodopplercardiograma, doppler vascular, eletroencefalograma, ultrassonografia, RX e exames laboratoriais

As consultas são com horário marcado e o agendamento na AMA Especialidades é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Quando procurar: Caso apresente doenças nas especialidades, como arritmias, epilepsia, doença de Parkinson, demências, varizes, tromboses, diabetes, infarto ou angina, osteoartrose, fibromialgia, etc.

 

AME – Ambulatório Médico de Especialidades

Os AMEs são unidades de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local. O objetivo dessas unidades é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

A marcação de consultas nos AMEs é feita pelas Unidades Básicas de Saúde por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Oferece consulta de atendimento em especialidades como Alergia/ Imunologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Cirurgia Ginecológica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia, entre outras. Além disso, também apresenta serviço de análises clínicas, diagnóstico por imagem, métodos diagnósticos de especialidades (incluindo endoscopias e métodos gráficos) e cirurgia ambulatorial.

Quando procurar: Caso apresente doenças nas especialidades acima, necessite de exames complementares ou pequenas cirurgias.

 

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Dá suporte para pessoas com sofrimento psiquiátrico, atendendo diferentes públicos:

  • Pessoas adultas com transtornos mentais graves;
  • Crianças e adolescentes (CAPS Infanto-juvenil);
  • Indivíduos com quadros de dependência química (CAPS Álcool e Drogas).

Quando procurar: Em caso de transtornos mentais graves, dependência química

 

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

A UPA fica aberta 24h e atende urgências e emergências. Realiza exames e aplicação de medicamentos (se for preciso). Possui a estrutura completa como a de um hospital, porém com menor escala.

Ao realizar o atendimento médico, a unidade também realiza a triagem, uma avaliação do risco de vida que o paciente corre naquele momento, isso indica se será necessário encaminhá-lo ao pronto socorro (PS) de um hospital.

Após o atendimento o paciente pode ser liberado ou permanecer em observação por até 24horas.

Quando procurar: No caso da maioria das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

 

Pronto Socorro / Hospital

Possui recursos suficientes para prestar atendimento de alta complexidade, ou seja, aqueles em que o paciente corre risco de vida e é necessário socorro imediato. Dispõe de estruturas mais completas, como UTI e realiza internações e cirurgias, caso necessário.

Quando procurar: Em caso de risco de vida, como acidente grave de trânsito, suspeita de infarto, derrame, apendicite, pneumonia, fraturas, etc.

Além de todos esses serviços de saúde pública oferecidos, há o atendimento por telefone em casos de urgência e emergência. Entenda melhor:

 

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Pode ser acionado gratuitamente através do telefone 192, em casos de emergência. Para atender a ocorrência, uma ambulância é direcionada até o local do atendimento.

Quando acionar: Em caso de crises convulsivas, intoxicações e envenenamento, queimaduras graves, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas, trabalhos de parto com risco à gestante ou ao bebê, queda acidental, sangramentos, hemorragias .

O que você deve saber antes de ligar para o 192

  1. O que aconteceu com o paciente;
  2. Endereço – rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência;
  3. Dados do paciente, como nome, idade e sexo;
  4. O número do telefone de onde você está ligando.

 

Corpo de Bombeiros

Pode ser acionado gratuitamente através do telefone 193, em casos de urgência e incêndio.

Quando acionar: Em caso de quedas e acidentes domésticos, incêndios, acidentes de trânsito com vítimas ou pessoas presas em ferragens, choques elétricos, afogamentos, desabamentos, quedas de altura, inundação, deslizamentos de terra e vazamento de gás.

 

Dicas da filóo sobre Serviços de Saúde Pública

No link você encontra os serviços de saúde pública mais próximos da sua residência ou trabalho

  • Urgência: quando o estado de saúde do paciente lhe dá condições de aguardar o atendimento e seu estado de saúde pode representar uma ameaça a vida em um futuro próximo, caso o problema não seja solucionado. Exemplo: Crise de asma, febre, dor;
  • Emergência: risco iminente de vida que requer atendimento imediato. Exemplo: Parada Cardiorrespiratório, derrame.

Nunca se esqueça que prevenção é a melhor solução! Mantenha o acompanhamento médico regular e hábitos de vida saudável.

Através do nosso aplicativo você pode solicitar sua consulta preventiva com valor acessível e realizar, quando necessário, exames periódicos com desconto, sem se privar das vantagens, qualidade e conforto do atendimento particular.

As filóos, suas consultoras de saúde, estão disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orientar o melhor caminho para cuidar da sua saúde, respeitando suas possibilidades, disponibilidade e preferências.

 

Referências:
http://www.osaopaulo.org.br
http://www.blog.saude.gov.br
http://www.mpsp.mp.br
http://da.saude.gov.br
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=1936
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/autarquia_hospitalar_municipal/noticias/?p=199918
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *