garotinha de camiseta rosa faz sinal de positivo e sorri enquanto é vacinada no braço direito

O volume de Fake News circulando na rede é tão alarmante que frequentemente muitas delas têm sido esclarecidas em rede nacional. Assim como outros assuntos polêmicos, a saúde também vem sendo alvo deste tipo de notícia maliciosa.

Quantos boatos já não vimos na internet a respeito da vacinação (imunização)?

Alguns dizem que é algo prejudicial à saúde, outros que não são eficazes, assim como outros julgamentos sem precedentes. Para esclarecer suas dúvidas a respeito deste tema tão comentado, a filóo reuniu algumas informações importantes para você.  

 

Ministério da Saúde

O Brasil é o país que tem o Programa de Imunizações mais estruturado do mundo e a cada ano ele vem se aprimorando para proporcionar melhor qualidade de vida à população através da prevenção de doenças.

Já parou para pensar em quantas doenças podem ser eliminadas ou controladas por causa delas? Difteria, Coqueluche, Tétano, Hepatite B, Meningites, Febre Amarela, formas graves da Tuberculose, Rubéola, Caxumba, Poliomielite…, etc. Algumas delas já foram erradicadas justamente por causa da vacinação.

A proteção não é somente para crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde sobre a campanha de vacinação

Acesse o calendário vacinal completo.

 

Você sabia?

  • O sucesso da vacinação iniciou na década de sessenta, quando ela fez com que a Varíola fosse erradicada. O último caso notificado no Brasil ocorreu em 1971 e, no mundo, em 1977 (na Somália);
  • Em 1980 ocorreu a 1ª Campanha Nacional De Vacinação Contra a Poliomielite;
  • Existe uma legislação específica sobre imunizações e vigilância epidemiológica (Lei 6.259 de 30-10-1975 e Decreto 78.231 de 30-12-76).

 

Vacine-se

É gratuito! Busque a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você, leve seu cartão de vacinação e um documento com foto.

 

Perdeu seu cartão?

Vá ao posto de saúde onde recebeu as vacinas anteriores para resgatar o seu histórico de vacinação e fazer a segunda via.

A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

 

Lembre-se

Importante mesmo é saber a verdade por traz da imunização, que não apenas é segura como também necessária!

As filóos, suas consultoras de saúde, estão disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orientar o melhor caminho para cuidar da sua saúde, respeitando suas possibilidades, disponibilidade e preferências.

Entre em contato conosco caso necessite de alguma vacina que não está disponível em rede pública. A filóo tem parcerias com redes de laboratórios que disponibilizam a imunização com valores acessíveis, oferecendo para você as vantagens, qualidade e o conforto do atendimento particular.

 

Referências
http://portalms.saude.gov.br/
http://www.saude.sp.gov.br
https://sbim.org.br/
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *