Há mais de 10 mil anos, os incas consideravam a quinoa um alimento sagrado, pois segundo suas crenças: quem dele comer será agraciado com uma vida longa e saudável. Para nós da era moderna, o grão é reconhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde, pele e cabelo.

O que é Quinoa?

A Chenopodium Quinoa Real, conhecida como Quinoa ou “Grão de Ouro”, é um alimento de origem vegetal, considerado um pseudo-cereal, já que não pertence a família dos cereais e nem das leguminosas. Na verdade, ela é da mesma família do espinafre e da beterraba.

Encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e preta, possui grãos de aproximadamente 2,00mm de diâmetro de textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz.

 

Quinoa, um superalimento

A quinoa é considerada um superalimento por seu alto conteúdo de nutrientes, como proteína, vitamina A, cálcio, manganês, zinco, magnésio, fibra, ferro, fósforo e aminoácidos essenciais. Seu consumo traz benefícios para manter o corpo saudável e aumentar a disposição para a realização de atividades diárias.

Segurança para diabéticos

O  poderoso grão tem baixo índice glicêmico, sendo um alimento que pode ser incluído na dieta de pessoas com diabetes. Ela não vai causar picos de glicose no organismo

Cicatrizante natural

Por conter lisina em sua composição, a quinoa auxilia na cicatrização rápida do tecido danificado, sendo importante durante o processo de recuperação. A lisina também ajuda a criar um tecido cicatricial e de ligamentos para recuperação rápida.

 

Quinoa: o cereal do século XXI

Além de todos esse benefícios citados, a quinoa também se destaca por:

  • Ter uma riqueza protéica bem maior que outros de sua espécie, podendo perfeitamente substituir as proteínas de origem animal;
  • Ter uma proteína composta por uma combinação de todos os aminoácidos essenciais para a alimentação humana.
  • Possuir de 11 a 14% de proteína vegetal, com alto valor biológico e de alta absorção pelo organismo;
  • Ser considerada a melhor substituta da carne, porém ser livre de gorduras saturadas e de colesterol.
  • Não conter glúten;
  • Ser rica em sais minerais e vitaminas;
  • Ser fonte de ÔMEGA 3 e 6.

 

Como consumir quinoa?

A quinoa em grãos substitui o carboidrato em um prato, então ela pode vir no lugar das raízes (batata doce, mandioca, cará, inhame) ou do arroz (integral, negro, sete grãos). Além disso, ela pode ser consumida na forma de salada (exemplo, um tabule de quinoa), ou até mesmo servir como recheio de um tomate ou berinjela.

 

Como preparar a quinoa em grãos

  1. Em um coador, ou peneira, lave a quinoa em água corrente.
  2. Coloque os grãos e a água em uma panela, tampe e deixe ferver por cerca de 20 minutos em fogo médio-baixo. A proporção de água é de 1:2 (1 xícara de quinoa para 2 de água).
  3. Ela estará pronta quando os grãos estiverem transparentes.

Para aproveitar, abaixo apresentamos uma receita de quibe de quinoa. Aventure-se na cozinha e boa refeição!

Receita de Quibe de Quinoa

Ingredientes:

  • 1/3 xícara de chá de quinoa em grãos crua;
  • 1 xícara chá de água;
  • 400g de carne moída magra;
  • 1/2 cebola média;
  • Hortelã;
  • Sal e pimenta, síria ou do reino, a gosto.

Modo de preparo:

  • Misture a cebola picada e a hortelã até formar uma pastinha;
  • Coloque a quinoa, a mistura de cebola e hortelã e a carne moída em um recipiente;
  • Misture tudo e tempere à gosto.

O quibe cozinha rápido, então asse em forno alto. Ele vai soltar uma água por causa da quinoa, então retire a água da travessa na metade do cozimento. Após cerca de 20 minutos, ele estará pronto.

Rendimento: 3 porções

Informações nutricionais por porção:Cal: 246  C: 12,9g P: 31,5g G: 7g

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