Na balança está a fita métrica e a fruta laranja. Símbolo - ponto de interrogação. Conceito - estilo de vida, esportes e dieta para perda de peso e prevenção da obesidade.

11 De Outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A obesidade tem cura! Vamos nos conscientizar e ter uma vida mais saudável! Movimentar-se, beber água, comer e dormir bem são os quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável.

Você sabia que no Brasil cerca de 70 milhões de pessoas estão acima do peso, e dessas, 18 milhões são obesos?

Mas afinal, o que é obesidade?

Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Isso ocorre quando ingerimos mais calorias do que precisamos no nosso dia-a-dia.

Causas

O excesso de peso pode estar ligado a genética, maus hábitos alimentares ou a disfunções hormonais. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um médico.

Riscos

O obeso tem mais propensão a desenvolver hipertensão (pressão alta), doenças cardiovasculares (acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, infarto do miocárdio),  diabetes tipo 2, redução da qualidade de vida entre outras doenças.

Diagnóstico

É utilizado o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Você já realizou o cálculo? É fácil, você precisa saber seu peso e altura!

 

Calcule: peso ÷ altura  ÷ altura.

tabela imc

Aproveite e meça sua circunferência abdominal com auxílio de uma fita métrica. Homens com mais de 94 cm e mulheres com mais de 80 cm de circunferência, tem risco aumentado para doenças do coração.

Caso tenha dificuldade em medir a sua cintura, siga os passos abaixo:

  1. Localize o ponto mais alto do osso do seu quadril e a parte inferior das suas costelas;
  2. Expire normalmente;
  3. Coloque uma fita métrica em torno de sua cintura, ou seja, no local que fica no meio do caminho entre esses dois pontos citados acima;
  4. Verifique a sua medida.

Cintura de uma mulher com uma fita métrica medindo a gordura locazalida, com flechas sinalizando cada uma das regiões parte inferior das costelas, cintura, ponto mais alto do osso do quadril.

Prevenção da Obesidade

Deixe de lado o estilo de vida sedentário, frituras, gorduras, doces, refrigerantes, comidas industrializadas e bebidas alcoólicas em excesso.

Movimente-se, consuma carnes magras, vegetais, frutas, massas integrais e beba água

Busque orientação médica, agende já sua consulta. Mude para viver mais e melhor. Essa é a ideia.

Referências de Pesquisa e Imagens:
https://www.endocrino.org.br/
https://www.sbcbm.org.br/
http://www.abeso.org.br/
https://www.abc.med.br/p/obesidade/372800/como+medir+a+sua+cintura.htm
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *