Perguntas Frequentes

SOBRE A FILÓO:

O que é a filóo?

A filóo é um novo jeito de pensar em saúde!

Promovemos o acesso à saúde de qualidade, com consultas particulares, exames e medicamentos, a preços acessíveis e com um suporte contínuo e humanizado de consultoras de saúde, as filóos.

Qual a origem do nome filóo?

O nome surgiu da tradução do sobrenome de Florence Nightingale, enfermeira pioneira no atendimento de doentes. Seu sobrenome significa Rouxinol em português, e em Latim Rouxinol se diz Philomela, que remete à uma mulher, para torná-la mais próxima e brasileira, filóo. As consultoras de saúde da filóo, acompanham toda a jornada do paciente.

A filóo é um tipo de convênio médico?

Não. Diferente de um plano de saúde, clínica popular ou SUS, somos uma plataforma que facilita o acesso de pacientes às consultas particulares, exames e medicamentos. Sempre acompanhados pelas nossas consultoras de saúde.

A filóo atende convênio médico?

Não. Com a filóo o paciente terá acesso a médicos particulares com preços acessíveis, e descontos em laboratórios e farmácias parceiras. Caso possua convênio com direito a reembolso, o paciente poderá pagar pela consulta particular e depois ser reembolsado pelo seu convênio.

A filóo oferece serviços de urgência, emergência e/ou alta complexidade (tais como, cirurgias, tratamento de câncer e internações hospitalares)?

Não. A nossa plataforma oferece ao usuário o atendimento primário à saúde (consultas com dia e hora marcada, exames e medicamentos).  Para alta complexidade, oferecemos orientação sobre como utilizar os recursos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde – SUS, através de nossas filóos – Consultoras de saúde – através do e-mail: contato@filoo.com.br ou pelo telefone 11 21170592. Em caso de urgência ou emergência orientamos procurar o pronto socorro mais próximo ou ligar para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192).

Onde registro um elogio, sugestão ou reclamação?

A filóo possui um canal de atendimento, chamado “Fale Conosco”, exclusivo para os médicos. Acesse-o através do https://www.filoo.com.br/contato-medico

Sua opinião é muito importante para nós!

Quais são os princípios para os médicos da filóo?

Queremos que as pessoas se comprometam com o cuidado de si, que cada indivíduo seja protagonista de sua vida e de sua saúde. O médico tem um papel muito importante. Ao abraçar a nossa causa:

  1. Priorize o diagnóstico clínico. Valorize a escuta e o toque. Uma boa anamnese e um bom exame físico podem ser bastante resolutivos e evitar exames desnecessários.
  2. Faça o uso racional dos exames. Eles podem ser úteis para validar sua hipótese diagnóstica ou para um rastreamento específico.
  3. Sempre que possível, prescreva medicamentos oferecidos pelo SUS ou genéricos
  4. Aceite e estimule o retorno do paciente mesmo sem os exames feitos. Muitas vezes, o paciente enfrenta problemas para a realização deles. O retorno favorece o acompanhamento clínico e a construção do vínculo, estimulando o protagonismo do paciente.

Você não está sozinho. Poderá contar sempre com a ajuda de um consultor de saúde Filóo, que acompanha o paciente em todas as etapas do seu cuidado.

CADASTRO:

Quais os requisitos necessários para ser parceiro da filóo?

Ter experiência em atendimento ambulatorial

Ter Residência Médica reconhecida pelo MEC ou Título de Especialista reconhecido pela AMB

Possuir consultório em São Paulo, ABC, Guarulhos ou Osasco

Prezar pela consulta clínica de qualidade

Fazer uso racional de exames complementares e medicamentos

Qualquer médico pode se cadastrar? De qualquer especialidade ou região do Brasil?

Todas as especialidades são bem bem-vindas, porém por enquanto, nossa operação está apenas em São Paulo, ABC Guarulhos e Osasco.

Posso cadastrar mais de um endereço de atendimento? Como faço?

Sim. Inclua mais endereços de atendimento, acessando seu perfil no site da filóo.

Como posso alterar meus dados de cadastro?

Acesse seu perfil no site e faça as alterações.

Sou médico, mas gostaria de me cadastrar também como paciente, é possível?

Sim. Para isso é necessário fazer download da versão do aplicativo para paciente, realizar outro cadastro, fazer a recarga e agendar sua consulta.

Tenho mais de uma especialidade, qual devo colocar no meu cadastro?

Você poderá cadastrar até duas especialidades, desde que possam ser comprovadas com residência médica ou título de especialista.

Posso indicar colegas médicos para se associar à plataforma filóo?

Basta enviar um e-mail para canaldomedico@filoo.com.brindicando o nome, especialidade, endereço e contato do seu colega. Ficaremos felizes em receber sua indicação!

Acesse: https://www.filoo.com.br/indique-um-medico  e informe os dados que entraremos em contato com o médico indicado.

Existe alguma validação dos médicos?

Sim. Após o cadastro, realizamos uma validação do CRM e especialidade médica. Somente após essa validação o médico está apto a atender por meio da plataforma filóo.

O que devo fazer para cancelar meu cadastro médico na filóo?

Caso queira cancelar seu cadastro na plataforma da filóo, basta encaminhar um e-mail com os dados pessoais (nome completo e especialidade) para: canaldomedico@filoo.com.br com o título “Cancelamento de cadastro médico”.

CONSULTA:

Me cadastrei e não recebo nenhuma solicitação de consulta. Como proceder?

Você pode entrar em contato com a responsável pelo Relacionamento por meio do e-mail canaldomedico@filoo.com.br ou pelo telefone (11) 98935-9898.

Como atuam as consultoras de saúde da filóo?

As consultoras de saúde da filóo estão preparadas para acompanhar e estimular as pessoas no autocuidado da saúde, através dos atendimentos de pré e pós consulta.

Qual tempo médio de consulta devo oferecer?

Você tem total autonomia para decidir. Lembrando que profissionais que valorizam a história clínica e um exame clínico detalhado, são mais resolutivos e solicitam menos exames.

Como posso cancelar uma consulta?

Caso tenha algum imprevisto e necessite cancelar a consulta agendada, o cancelamento deverá ser realizado através do aplicativo ou site, acessando a área “ConsultasAgendadas”.

Como defino o valor da minha consulta?

Você define o valor mínimo da sua consulta por consultório e especialidade cadastrada. Isso não impede de você aceitar uma consulta de menor valor, caso tenho disponibilidade.

A Filóo incentiva o acesso à medicina de qualidade a preços acessíveis. 

Como o paciente agenda o retorno? Como devo proceder?

O retorno será gratuito, se for realizado em até 30 dias após a data da primeira consulta e poderá ser agendar pelo usuário diretamente na plataforma.  No prontuário digital, você deve definir os próximos passos.

Se o paciente ligar diretamente no consultório, posso agendar com ele fora do aplicativo?

Não. O mesmo deve seguir o procedimento padrão de agendamento de consulta. Ele poderá encontrá-lo na área “Meus Médicos” e solicitar uma nova consulta. Caso o paciente realize o agendamento fora do aplicativo, ele perderá todos os benefícios da Filóo, incluindo seu histórico no prontuário digital.

O que é, e como funciona o prontuário digital?

O prontuário digital é uma ferramenta da plataforma filóo, que deve ser utilizada para o registro de dados do paciente, na consulta médica. Na versão do site, existe um tutorial que facilita a boa condução da consulta, desde os dados básicos e histórico de saúde, até as condutas médicas definidas.

FINANCEIRO | LEGAL:

Quem emite a nota fiscal para o paciente?

A nota fiscal é emitida pelo profissional que prestou o atendimento.

Sou médico e atendo em clínica, como é feito o repasse dos meus atendimentos?

O repasse deve ser acordado com as clínicas, uma vez que cada clínica parceira da filóo possui uma política de repasse pré acordado com o médico prestador.

Como ocorre o processo de cancelamento de consulta pelo paciente?

Caso o cancelamento ocorra em um prazo superior a 24 horas do horário agendado, não haverá penalidade. Porém, se o cancelamento ocorrer em um prazo inferior a 24 horas do horário agendado, o médico receberá 10% sobre o valor da consulta médica.

Caso o paciente não compareça na consulta agendada e não efetue o cancelamento previamente o valor referente a consulta será automaticamente creditado para o profissional.

Em quanto tempo recebo meus créditos em conta pelos atendimentos da Filóo?

O crédito é imediato após o preenchimento do prontuário digital. A transferência para sua conta bancária, ocorrerá em até 24h após a sua solicitação.

O pagamento da consulta é feito somente após o preenchimento dos campos obrigatórios do prontuário digital?

Sim. A filóo somente libera o pagamento do médico após o preenchimento dos campos obrigatórios do prontuário digital.

Realizei o atendimento de uma consulta e não recebi o dinheiro, como proceder?

Entre em contato com a Filóo, através do canaldomedico@filoo.com.brpara mais esclarecimentos.