FAQ MÉDICO

Sobre a Filóo

O que é a filóo?

A filóo é um novo jeito de pensar em saúde!
Promovemos o acesso à saúde de qualidade, com consultas, exames e medicamentos, a preços acessíveis e com um suporte contínuo e humanizado de consultoras de saúde, as filóos.

Qual a origem do nome Filóo?

O nome surgiu da tradução do sobrenome de Florence Nightingale, enfermeira pioneira no atendimento de doentes. Seu sobrenome significa Rouxinol em português, e em Latim Rouxinol se diz Philomela, que remete à uma mulher, para torná-la mais próxima e brasileira, filóo. As consultoras de saúde da filóo, acompanham toda a jornada do paciente.

A Filóo é um tipo de convênio médico?

Não. Diferente de um plano de saúde, clínica popular ou SUS, somos uma plataforma que facilita o acesso de pacientes às consultas, exames e medicamentos. Sempre acompanhados pelas nossas consultoras de saúde.

A Filóo atende convênio médico?

Não. Com a filóo você terá acesso a médicos particulares com preços acessíveis, e descontos em laboratórios e farmácias parceiras. Caso possua convênio com direito a reembolso, você poderá pagar pela consulta particular e depois ser reembolsado pelo seu convênio.

A filóo oferece serviços de urgência, emergência e/ou alta complexidade (tais como, cirurgias, tratamento de câncer e internações hospitalares)?

Não. A nossa plataforma oferece ao usuário o atendimento primário à saúde (consultas com dia e hora marcada, exames e medicamentos).  Para alta complexidade, oferecemos orientação sobre como utilizar os recursos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde – SUS, através de nossas filóos – Consultoras de saúde – através do e-mail: contato@filoo.com.br ou pelo telefone 11 21170592. Em caso de urgência ou emergência orientamos procurar o pronto socorro mais próximo ou ligar para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192).

Onde registro um elogio, sugestão ou reclamação?

A filóo possui um canal de atendimento, chamado “Fale Conosco”, exclusivo para os médicos. Acesse-o através do https://www.filoo.com.br/contato-medico

Sua opinião é muito importante para nós!

Quais são os princípios para os médicos da filóo?

Queremos que as pessoas se comprometam com o cuidado de si, que cada indivíduo seja protagonista de sua vida e de sua saúde. O médico tem um papel muito importante. Ao abraçar a nossa causa:

  1. Priorize o diagnóstico clínico. Valorize a escuta e o toque. Uma boa anamnese e um bom exame físico podem ser bastante resolutivos e evitar exames desnecessários.
  2. Faça o uso racional dos exames. Eles podem ser úteis para validar sua hipótese diagnóstica ou para um rastreamento específico.
  3. Sempre que possível, prescreva medicamentos oferecidos pelo SUS ou genéricos
  4. Aceite e estimule o retorno do paciente mesmo sem os exames feitos. Muitas vezes, o paciente enfrenta problemas para a realização deles. O retorno favorece o acompanhamento clínico e a construção do vínculo, estimulando o protagonismo do paciente.

Você não está sozinho. Poderá contar sempre com a ajuda de um consultor de saúde Filóo, que acompanha o paciente em todas as etapas do seu cuidado.

Cadastro

Quais os requisitos necessários para ser parceiro da filóo?

Ter experiência em atendimento ambulatorial

Ter Residência Médica reconhecida pelo MEC ou Título de Especialista reconhecido pela AMB

Possuir consultório em São Paulo, ABC, Guarulhos ou Osasco

Prezar pela consulta clínica de qualidade

Fazer uso racional de exames complementares e medicamentos

Qualquer médico pode se cadastrar? De qualquer especialidade ou região do Brasil?

Todas as especialidades são bem bem-vindas, porém por enquanto, nossa operação está apenas em São Paulo, ABC Guarulhos e Osasco.

Posso cadastrar mais de um endereço de atendimento? Como faço?

Sim. Inclua mais endereços de atendimento, acessando seu perfil no site da filóo.

Como posso alterar meus dados de cadastro?

Acesse seu perfil no site e faça as alterações.

Sou médico, mas gostaria de me cadastrar também como paciente, é possível?

Sim. Para isso é necessário fazer download da versão do aplicativo para paciente, realizar outro cadastro, fazer a recarga e agendar sua consulta.

Tenho mais de uma especialidade, qual devo colocar no meu cadastro?

Você poderá cadastrar até duas especialidades, desde que possam ser comprovadas com residência médica ou título de especialista.

Posso indicar colegas médicos para se associar à plataforma filóo?

Basta enviar um e-mail para canaldomedico@filoo.com.brindicando o nome, especialidade, endereço e contato do seu colega. Ficaremos felizes em receber sua indicação!

Acesse: https://www.filoo.com.br/indique-um-medico  e informe os dados que entraremos em contato com o médico indicado.

Existe alguma validação dos médicos?

Sim. Após o cadastro, realizamos uma validação do CRM e especialidade médica. Somente após essa validação o médico está apto a atender por meio da plataforma filóo.

O que devo fazer para cancelar meu cadastro médico na filóo?

Caso queira cancelar seu cadastro na plataforma da filóo, basta encaminhar um e-mail com os dados pessoais (nome completo e especialidade) para: canaldomedico@filoo.com.br com o título “Cancelamento de cadastro médico”.

Consultas

Como posso agendar uma consulta?

Acesse o aplicativo, selecione a especialidade médica, a região que deseja, a data e o horário de preferência e o valor que sugere pagar. Envie a solicitação e aguarde o retorno dos médicos disponíveis, por fim, confirme a data e o horário proposto pelo aplicativo, no menu “Agenda”, clique em “Pendentes”, posteriormente, entre na solicitação, verifique as informações disponibilizadas pelo médico e aceite.

Como posso confirmar minha consulta?

No menu “Agenda”, clique em “Pendentes”, posteriormente, entre na solicitação, verifique as informações disponibilizadas pelo médico e clique no botão “Aceitar” em laranja, para que o médico reserve o seu horário.

Como recusar a proposta de agendamento?

No menu “Agenda”, clique em “Pendentes”, posteriormente, entre na solicitação, verifique as informações disponibilizadas pelo médico e caso não possa comparecer, clique em “Recusar”, para que seu pedido fique pendente novamente e outro médico possa aceitar sua solicitação.
Caso queira cancelar a sua solicitação, basta acessar o menu “Pendentes”, acesse sua solicitação e em seguida, clique em cancelar, assim seu crédito retornará ao seu cartão e você poderá utilizá-lo em outro momento.

Como cancelar uma consulta?

Após a consulta agendada, basta acessar o menu “Agenda”, clique em “Agendados”, entre no prontuário e efetue o cancelamento, caso não possa comparecer.
Se o cancelamento ocorrer em um prazo superior a 24 horas do horário agendado, não haverá custo algum. Porém, se o cancelamento ocorrer em um prazo inferior a 24 horas do horário agendado, você pagará uma multa de 20% sobre o valor da consulta médica.

Há custo se eu faltar na consulta?

Como o médico reservou o horário, caso não compareça na consulta agendada e não efetue o cancelamento para o desbloqueio da agenda do médico, o crédito referente ao valor da consulta será automaticamente transferido para o profissional.

Qual o valor das consultas?

Os valores dependem da região e da especialidade solicitada. Você sugere o valor da consulta e o aplicativo lhe informará quantos médicos temos disponíveis com o valor solicitado.

Posso agendar a consulta direto com o médico?

As consultas devem ser agendadas somente via aplicativo, caso contrário, não haverá histórico registrado em seus prontuários, e você perderá o acesso a todos os benefícios oferecidos pela filóo.

Tenho direito ao retorno gratuito?

O médico define a necessidade do retorno. Caso precise retornar em um período de 30 dias, não haverá cobrança. Para isso:
– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Meus Médicos”;
– Clique no botão que contém o nome do médico e a sua especialidade;
– Ao subir a tela clique em “Agendar retorno gratuito” no botão laranja;
– Selecione a data e horário;
– Envie a solicitação;
– Aguarde um retorno do médico em até 24h.

Como solicitar uma nova consulta com um médico que já passei?

– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Meus Médicos”;
– Clique no botão que contém o nome do médico e a sua especialidade;
– Ao subir a tela clique em “Agendar Retorno” no botão laranja;
– Selecione a data e horário;
– Informe o valor que pretende pagar pela consulta;
– Envie a solicitação;
– Aguarde um retorno do médico em até 24h.

Como altero a data da minha consulta?

Cancele o agendamento de consulta (preferencialmente em até 24 horas do horário agendado) e realize uma nova busca e um novo agendamento.

Se o médico cancelar a consulta. O que acontece?

Caso o médico cancele sua consulta, o valor pago será devolvido imediatamente e integralmente para o seu cartão filóo, para solicitar novamente uma consulta.

Como proceder se não gostar da minha consulta?

A filóo possui um canal de atendimento, chamado “Fale Conosco”. Acesse-o através do https://www.filoo.com.br/contato e nos conte sua experiência. Sua opinião é muito importante para nós.

Quais são as especialidades disponíveis na plataforma filóo?

Nossa plataforma disponibiliza diversas especialidades. Verifique no aplicativo da filóo de acordo com a sua região de preferência.

Qual a localização dos médicos cadastrados?

Os médicos cadastrados na filóo tem como referencia a localização da sua empresa.

A filóo oferece serviços de urgência, emergência e/ou alta complexidade (tais como, cirurgias, tratamento de câncer e internações hospitalares)?

Não. A nossa plataforma oferece ao usuário o atendimento primário à saúde (consultas com dia e hora marado, exames e medicamentos). Para alta complexidade, oferecemos orientação sobre como utilizar os recursos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde – SUS, através de nossas filóos – Consultoras de saúde – através do e-mail: contato@filoo.com.br ou pelo telefone 11 21170592. Em caso de urgência ou emergência procure o pronto socorro mais próximo ou ligue para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192).

A filóo atende Pronto Socorro?

Não, a filóo atende somente consultas eletivas. As situações abaixo, que muitas vezes são tratadas desnecessariamente em Pronto Socorro podem ser atendidas em consultório médico com dia e horário marcados.
– Dor de garganta, de cabeça, nas costas, de estômago
– Gripe comum e resfriado
– Febre que começou a menos de 24 horas
– Diarreia que se iniciou a menos de 24 horas
– Doenças respiratórias (rinite, sinusite, asma leve)
– Dores crônicas (que se repetem dia a pós dia), nesse caso, você deve se consultar com um especialista

Exames

Como agendar um exame?

Após a consulta, em seu prontuário digital, estarão disponíveis todos os exames solicitados pelo seu médico.
– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Realizados”;
– Clique no botão que contém o nome do médico e a sua especialidade;
– Clique em “Exames e Vacinas”;
– Selecione para cada exame, a data, o horário e a região de atendimento, mais convenientes para você (nossas consultoras informarão caso o exame não precise de agendamento);
– Aguarde a confirmação do agendamento, para que fique disponível o Voucher no aplicativo filóo, que lhe garantirá o melhor preço, graças aos descontos especiais oferecidos;
– O pagamento deverá ser efetuado no próprio laboratório, no dia agendado.

Como posso cancelar um exame?

– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Agendados”;
– Clique no botão que contém o nome do médico e a sua especialidade;
– Clique em “Exames e Vacinas”;
– Suba a tela e clique em “Cancelar”;
– Refaça o agendamento do exame e aguarde mais instruções.

Como me preparo para os exames?

Cada exame exige um preparo diferente. Ao agendar um exame, as nossas filóos – Consultoras de saúde, lhe enviarão por e-mail as informações de preparo. Caso não tenha recebido, entre em contato com o nosso Canal de Atendimento ao Paciente, através do e-mail: contato@filoo.com.br ou pelo telefone (11) 2117-0592.

Não realizei meus exames, posso manter o retorno da consulta?

Sim. É muito importante manter seu retorno com o médico. Não deixe de agendá-lo dentro do prazo determinado pelo mesmo. A construção do vínculo é muito importante para seu acompanhamento.

Tenho Plano de Saúde, posso realizar os exames pela rede deles?

Sim, nesse caso informe as consultoras de saúde da filóo. Lembre-se de levá-los no retorno da consulta.

Medicamentos

Como utilizo os descontos para medicamentos através da filóo?

– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Realizados”;
– Clique no botão que contém o nome do médico e a sua especialidade;
– Clique em “Medicamentos”;
– Clique em “Buscar Farmácias”, para verificar as unidades próximas que possuem desconto.
– Na farmácia, apresente seu cartão filóo e informe que possui parceria com a Orizon-filóo, para usufruir dos descontos especiais que são disponibilizados para você.

Todos os medicamentos possuem desconto?

Os descontos podem variar de acordo com os laboratórios e as redes de farmácias.

Quais farmácias oferecem desconto na compra de medicamentos apresentando o cartão filóo?

As principais farmácias parceiras são: Drogaria Onofre, Drogaria São Paulo, RaiaDrogasil e Drogasil, as “farmácias de bairro” são localizadas pelo aplicativo. Encontre uma farmácia perto de você.
– Acesse o menu “Realizados”;
– Nesse menu você encontrará todos os prontuários das consultas realizadas;
– Clique no prontuário com a especialidade e nome do médico que você deseja acessar;
– Nesta tela você irá visualizar seu diagnóstico, medicamentos e exames prescritos;
– Clique em “Medicamentos”;
– Verifique todos os remédios prescritos durante a consulta;
– Para acessar as farmácias que possuem descontos por eio do cartão filóo, clique no botão
“Buscar Farmácias” em laranja;
– Para que funcione corretamente, acione a função localizar do seu celular;
– Clique no nome da farmácia que tem o enderço mais próximo de você e visualize o mapa, se necessário, clique em “Traçar Rota”, para que você seja direcionado até esse estabelecimento.

Os descontos são apenas para medicamentos?

Sim, produtos de higiene pessoal e maquiagem não possuem descontos.

Vacinas

O médico prescreveu vacina, como devo proceder?

Quando o médico prescrever vacinas, após a consulta, em seu prontuário digital estarão disponíveis todos as vacinas solicitadas pelo seu médico.
– Acesse o menu “Agenda”;
– Clique em “Realizados”;
– Clique em “Exames e Vacinas”;
– Selecione para cada vacina, a data, o horário e a região de atendimento, mais convenientes para você;– Aguarde a confirmação do agendamento, para que fique disponível o Voucher no aplicativo filóo, que lhe garantirá o melhor preço, graças aos descontos especiais oferecidos;
– O pagamento deverá ser efetuado no próprio laboratório, no dia agendado.

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